08 março 2006

elite brasílica

O Brasil, além de outras estatísticas impressionantes, possui a elite mais nojenta do mundo, a qual, nesse buraco, recebe o nome de classe média. Claro está, portanto, que a definição desse conceito, utilizado aqui com bastante freqüência, não é econômica. Minha intenção não é fazer sociologia e sim cutucar o rabo dos hipócritas com meu dedo médio.
Alguns aspectos que definem a elite brasileira enquanto classe média (na acepção de uma classe social medíocre - abastada, inculta e centrada em si mesma):
- andar por aí de bunda suja
- cobiçar o carro do ano
- pagar US$ 100,00 pra ver o Bono
- pagar R$ 1.000,00 numa calça jeans da Diesel
- pagar pra ter razão
- comer açai na Hélio Pelegrino
- idolatrar o Jô Soares
- ler o Código da Vinci e recomenda-lo como leitura indispensável
- maltratar garçons
- varar faróis vermelhos
- esculachar os travecos da avenida do Jóquei
- fazer fila pra comer Burger King sexta à noite
- fazer fila no Cinemark sábado à noite
- fazer fila de Harley Davidson no Pirajá domingo à tarde
- fazer fila
- malhar
- considerar a si mesmo o centro do universo
- assinar a Veja
- considerar a seleção brasileira sinônimo de nacionalismo
- vou pensar em outras coisas mais...

10 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Bem bunda,

Ser elite é muito mais do que isto.

E tais ações descritas abaixo são características de uma elite nojenta medíocre ??

É um tanto meio estranho afirmar isso... estou querendo entender melhor o seu ponto de vista em relação a Elite, classe média...

Comportamentos..essa é a chave....classificar uma classe social por tais atitudes tais ações é meio complicado, ainda mais numa sociedade ocidental, e globalizado...

Mas algumas coisas citadas no seu texto também me incomodam...Mas vamos ver no que tu vai pensar mais...

Abraços

Wev’s

5:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

E ter blog? Não é coisa de classe média punheteira?

10:14 PM  
Anonymous Anônimo said...

para ser um "doente mental", o individuo precisa ter 7 ou mais sintomas de uma lista às vezes enorme... e para pertencer à sua classe média? quantos são necessários?!

11:50 PM  
Blogger José Ninguém said...

Quantos sintomas você tem?

12:03 AM  
Anonymous Anônimo said...

vou esperar os próximos para contabilizar o total e saber se estou contagiada ou não...

e você, quantos tem?

12:09 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ah Bunda, abandona esse seu lado observador ranzinza. Volta para as histórias, os fatos. Era mais divertido.

10:27 AM  
Anonymous Anônimo said...

Eu "pago pra ter razão", "varo faróis vermelhos" e gostaria de "malhar". São três sintomas em 19. Dois e meio, vai! Porque eu num malho de verdade. Um escore baixo, o que me qualifica como não pertencente à classe média. Eeeeeee!

Eu acho que a tal da "classe indefinida" é uma típica bunda-suja e, perdoem a ironia, está se borrando de medo de ser incluída na classe média.

2:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

Que lixo esse post. Qualquer um preenche uma página com uma lista. Amanhã vai ser o que? Lista do supermercado?

4:27 PM  
Anonymous Anônimo said...

metonímico esse bunda.
centrado em si é esse seu provincianismo de quinta categoria.
sai de moema!

3:34 PM  
Blogger Felipe Sant'Angelo said...

Entendi.

7:40 PM  

Postar um comentário

<< Home