22 março 2006

35 mm de Bunda


Dentro de algumas semanas, o Bunda poderá ser visto em rede nacional. Não, não na novela das oito, no comercial novo do Banco do Brasil.

A filmagem ocorreu esse domingo sob um sol de 35 graus. Começou às 4 da manhã – horário em que tive comparecer à produtora para pegar o ônibus até Alphaville – e terminou às 6 da tarde.

A propaganda é toda composta de cenas externas que foram filmadas na rua, diante de uma simpática banca de jornal. Para dar ao cenário os tons de veracidade necessários, muitos outros atores além de mim e de uma simpática moça negra – nós estrelamos a mega produção – foram convocados. Curiosamente, eles eram mal tratados no set por todo mundo, ganharam uma miséria pela epopéia de 14 horas, representaram o papel dos pedestres, motoristas de táxi e vendedores de cachorro quente e se foderam todos debaixo do sol escaldante. Terminaram o dia com a cara roxa, porque para eles não havia Sundown, e alguns trocados mais ricos.

Ao todo, acho que havia uns 50 figurantes. Curioso que alguns deles, e em particular o motorista do táxi do qual desembarco de maneira espetacular, celular em mãos e sorriso James Bunda no rosto, amam esse tipo de trabalho. 15 segundos na telinha da TV, mesmo que seja de viés, praticamente invisível no meio da multidão, são mais importantes que o pagamento. Andy Warhol estava certo quando afirmou, “só tem loco e filha da puta”.

Creio que o momento ápice da filmagem, aquele que vai interessar ao leitor, foi a parte em que a câmera me filma de frente, desembarcando do táxi. Tive que repetir essa cena de 7,45 segundos mais ou menos 27 vezes.

Vocês podem não acreditar, mas atuar em comerciais pode ser mais desafiador que interpretar qualquer personagem de Shakespeare. Eu tinha que sorrir enquanto fuçava no celular como se aquele instrumento fosse o objeto da minha felicidade no mundo. O diretor dizia, “de novo, Bunda, com mais alegria agora”. Repetia a cena e falhava.

Lá pelo take 16, o diretor começou a se irritar. Então, passou a ser mais didático na explicação do que ele queria, “pensa que você acabou de pagar a conta de luz – é um serviço pela internet que só o seu banco tem”, e, lá pelo take 23, instantes antes de perder de vez a paciência e me mandar chupar os bagos do maquiador cujas tetas davam inveja a qualquer cocota (não estou brincando!), subiu o tom de voz de modo a me inspirar, “você está no futuro e todo o restante das pessoas, no passado!”.

Era só o que eu precisava: finalmente acertei o sorriso apropriado e pudemos passar para o próximo plano.

“Caralho, até que enfim”, confidenciou o diretor aos seus assistentes.

12 Comments:

Anonymous Anônimo said...

E quanto ganhou a estrela do comercial pelo trabalho?

2:40 PM  
Blogger José Ninguém said...

O suficiente pra passar uma noite no Café Photo na companhia da irmã caçula do diretor.

Esse tipo de coisa não se pergunta.

6:11 PM  
Anonymous Anônimo said...

Num gostei deste post. O Bunda, na verdade, todo orgulhoso, queria só contar-nos que foi protagonista da propaganda. Agiu igual aos figurantes que querem aparecer, sobre os quais ele tanto debocha.

1:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

Éééééé! Esse Freud entendeu mesmo! O Bunda tá que não se aguenta. O Bunda, quem diria, foi seduzido pela fama, essa coisa tão middle-class. O próximo objetivo é participar do BBB.

Tu quoque, Brute, fili mi!

Que decepção...

1:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

Po cara felicitações. avisa quando a campanha vai ao ar para poder assistir.
Já participei de umas filmagens para um programa de esportes radicais, e a diretora tambem era meio Xarope...
Um grande abraço

Wev's

5:58 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bunda, você é louco ou filho da puta?

7:58 PM  
Anonymous Anônimo said...

Wev's ce tá realmente entusiasmado pra ver a "campanha"? Um pouco menos de bom mocismo, por favor...

9:57 AM  
Anonymous Anônimo said...

Quero mais que o bunda encha o rabo de dinheiro. Parece que já está sendo sondado para ser o novo garoto-bombril.

5:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bunda, você poderia postar uma foto sua pra gente reconhecer você na televisão? Como você é?

5:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

O Bunda é o Paulo do comercial do BB. Ainda num vi ele saindo do taxi, mas a cara de bunda quando anda pela rua é original.

1:02 PM  
Blogger paula manzo said...

pois é paulo souza, o mundo nunca mais será o mesmo.

11:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

Será que o tal bunda lê recados postados em textos antigos????
Será que eu era um dos assistentes??? Será que vc se arrependeu???
Graças eu sou louca!

8:58 PM  

Postar um comentário

<< Home